terça-feira, 5 de abril de 2011

BATALHA" DE PREÇOS E NERVOS ENTRE DEFENSORES DO VLT E BRT SE ACIRRA EM CUIABÁ

Noticias Ferroviárias


A GUERRA DE PREÇOS E DE NERVOS ENTRE OS GRUPOS EMPRESARIAIS QUE DEFENDEM A IMPLANTAÇÃO DO VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHO (VLT) E DO BUS RAPID TRANSIT (BRT) TEVE LANCES INTERESSANTES APÓS AS DECLARAÇÕES DO DIRETOR-PRESIDENTE T’TRANS, MASSIMO GIOVINA-BIANCHI, SEGUNDO O QUAL O PREÇO DA PASSAGEM DO VLT PODE SER "ATÉ 10 VEZES MAIS BARATA DO QUE A DE DO BRT.SEGUNDO BIANCHI, A TARIFA DO VLT NAS CIDADES AMERICANAS, COMO DALLAS E DENVER, CUSTA ENTRE US$ 0.48 E US$ 1.88, RESPECTIVAMENTE. ENQUANTO A PASSAGEM DO BRT, NAS MESMAS CIDADES, É DE US$ 4.15 E US$ 2,6, RESPECTIVAMENTE.OS DADOS FORAM APRESENTADOS DURANTE ENTREVISTA COLETIVA CONCEDIDA HOJE PELOS REPRESENTANTES DA T'TRANS, LOGO APÓS REUNIÃO COM O GOVERNADOR EM EXERCÍCIO, CHICO DALTRO (PP), E O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, DEPUTADO JOSÉ RIVA (PP).A DIFERENÇA NAS PASSAGENS ESTÁ RELACIONADA AO TEMPO DE TROCA DA FROTA, SUSTENTA O DIRETOR DA T'TRAN. ISSO PORQUE, O TEMPO ÚTIL DO ÔNIBUS DO BRT É, EM MÉDIA, DE SETE ANOS, ENQUANTO O VLT DURA ATÉ 30 ANOS. "O CUSTO DA COMPRA DESSES ÔNIBUS E DA MANUTENÇÃO ESTARÁ EMBUTIDO NAS PASSAGENS E É O CIDADÃO QUE PAGA", ASSEGURA. O ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O VLT, BRT E DIESEL MULTIPLE UNIT (DMU), QUE SERIA O VLT MOVIDO A DIESEL, FOI OUTRO LANCE INTERESSANTE NA GUERRA DE NERVOS QUE VEM SENDO TRAVADA NOS BASTIDORES ENTRE "VEELETISTAS E BEERRETISTAS". ELE DEU TODAS AS GARANTIAS DE QUE O VLT É O SISTEMA MAIS ADEQUADO PARA CUIABÁ E AFIRMOU QUE O CORREDOR DE ÔNIBUS ESTÁ ULTRAPASSADO. ALÉM DISSO, GARANTE MASSIMO BIANCHI, O VLT SERIA ATÉ 30% MAIS RÁPIDO DO QUE O BRT, POIS O SISTEMA DE TRILHOS TEM VANTAGEM NO TEMPO DE PARADA DOS ÔNIBUS. OUTRO ASPECTO LEVADO EM CONSIDERAÇÃO É A CAPACIDADE DE PASSAGEIROS EM CADA UM DOS VEÍCULOS. O ÔNIBUS TEM COMPORTA APENAS 163 PASSAGEIROS, ENQUANTO O TREM CONSEGUE CHEGAR A 500 PESSOAS. O VLT TAMBÉM É DE FÁCIL ACESSO E TEM SISTEMA AUTOMATIZADO, COM A OPÇÃO DE AUMENTO NA CAPACIDADE DE PASSAGEIROS, POIS POSSUI SISTEMA DE ACOPLAMENTO, PODENDO ACRESCENTAR ATÉ DOIS BONDES. O EMPRESÁRIO APRESENTOU AS VANTAGENS DO SISTEMA DE TRILHOS ATESTANDO A SEGURIDADE DO MODAL, PRINCIPALMENTE, NA REDUÇÃO DE ACIDENTES, DEVIDO À SEGURANÇA NA CONDUÇÃO DO VEÍCULO QUE POSSUI UM SISTEMA QUE PERMITE UMA INTEGRAÇÃO MAIOR COM O TRÂNSITO. OUTRO PONTO POSITIVO É A DURABILIDADE DOS ‘BONDES’ DO VLT QUE DURAM ATÉ 30 ANOS, ENQUANTO OS ÔNIBUS DO BRT EXIGEM A TROCA A CADA SETE ANOS, ENCARECENDO AINDA MAIS O SISTEMA. PARA MASSIMO, O SISTEMA DE CORREDOR DE ÔNIBUS POSSUI A VANTAGEM DE SERVIR COMO UM ALIMENTADOR DO SISTEMA ESTRUTURAL DE CAPACIDADE MEDIANA. POR OUTRO LADO, OS EMPRESÁRIOS QUE DEFENDEM A IMPLANTAÇÃO DO BRT GARANTEM QUE A PASSAGEM NÃO DEVE PASSAR DE R$ 1,00. NO ENTANTO, A INFORMAÇÃO FOI QUESITONADA PELO DEPUTADO JOSÉ RIVA (PP), QUE ALEGOU QUE ESTARIAM OMITINDO DADOS COMO A TROCA DA FROTA, QUE DEVERÁ ESTAR INCLUSO. ALÉM DISSO, OUTRO FATO QUE DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO É DE QUE A OBRA DO BRT, AVALIADA EM QUASE R$ 500 MILHÕES, DEVERÁ SER EXECUTADA PELO ESTADO E REPASSADA PARA UMA EMPRESA ADMINISTRAR. ENQUANTO, A CONSTRUÇÃO DO VLT DEVERÁ SER FEITO POR MEIO DE UMA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP). FONTE = HTTP://WWW.OLHARDIRETO.COM.BR/NOTICIAS/EXIBIR.ASP?EDT=25&ID=169368 -

POR ALLINE MARQUES OSASCO.COM 05 ABR 2011

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